

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit
Acompanhe
Parágrafo Novo
Você é referência no seu setor e seus colegas costumam te procurar quando estão com algum problema operacional?
Saiba que muitos líderes técnicos começaram assim: eles cresceram dentro da empresa por dominarem os processos e ferramentas de uma determinada área, sendo ponto de referência para a equipe e colaboradores de outros departamentos.
Mas conhecer todo o operacional do setor não é suficiente para exercer a liderança técnica com sucesso. Aqui você vai aprender mais sobre esse e outros estilos de liderança, além de encontrar caminhos para se desenvolver como gestor.
Antes de prosseguirmos, precisamos avisar que não estamos falando sobre o papel do Tech Lead, mas de um estilo de liderança que abrange outras áreas além da tecnologia.
A liderança técnica é exercida por profissionais que ascenderam na estrutura hierárquica de uma organização devido ao conhecimento aprofundado sobre o trabalho desenvolvido em uma determinada área. Esse saber é adquirido principalmente na prática, em anos de experiência no mercado de trabalho.
Geralmente, são promovidos a cargos de gestão como reconhecimento pelo atendimento ao grande número de solicitações feitas pelos colegas quando ocupavam funções operacionais.
A principal característica desse estilo de liderança é o foco em uma operação eficiente e o caráter tecnicista. O gestor técnico domina as tarefas que cada colaborador executa e consegue enxergar o potencial de cada um do time.
O distanciamento entre colaboradores e gestor é outra marca da liderança técnica. O aprendizado e desenvolvimento se dá por meio da observação do líder, que demonstra a forma como realizava as tarefas quando ocupava um cargo operacional.
O líder técnico deve combinar competências técnicas, administrativas e humanas, como:
Dentre as vantagens da liderança técnica podemos listar:
Já as desvantagens da liderança técnica estão relacionadas às soft skills, em particular a comunicação:
Isso não significa que o líder técnico não possa melhorar sua comunicação. Toda soft skill pode ser desenvolvida, desde que o profissional se proponha a fazer uma jornada de autoconhecimento e a adotar pequenas ações no dia a dia.
Lembre-se de que a maior parte dos líderes se identifica com mais de um estilo de liderança , o que é desejável no mercado de trabalho. Conhecer as características de cada tipo ajuda na construção de um modelo de gestão eficiente e humano.
Por
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!
Assine a News da FDC Pós Online para alçar voos ainda mais altos
Receba conteúdos sobre:
Formulário enviado com sucesso!
*FT Executive Education 2024 Ranking Financial Times.
**https://www.fdc.org.br/sobreafdc