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Este curso de Gestão Pública prepara você para monitorar, avaliar e transformar políticas públicas com inteligência analítica e visão estratégica, gerando impacto real. A formação está estruturada em objetivos de aprendizagem que incluem: analisar os grandes desafios da sociedade, aplicar conceitos de governança pública contemporânea, avaliar casos concretos de políticas públicas e criar soluções para a melhoria do desempenho da gestão. Com disciplinas sobre inovação e governo digital, governança pública colaborativa e as dimensões econômica e jurídica da administração pública, o curso oferece uma base sólida para enfrentar cenários complexos e entregar serviços e políticas efetivos em contextos de grandes desafios.

  • A FDC Pós Online oferece uma experiência única e imersiva, combinando flexibilidade com desafios reais e aplicáveis.
  • A formação é sólida e prática, com disciplinas de gestão e técnicas, além de bootcamps imersivos que preparam você para os maiores desafios do mercado.
  • Professores renomados e assessments personalizados garantem o desenvolvimento de habilidades superiores.
  • A vivência de cases reais, acesso à comunidade FDC e ferramentas inovadoras ampliam sua rede de contatos.
  • Tudo isso, com foco em um aprendizado transformador, equilibrado e contínuo, adaptado ao seu ritmo e às demandas do mercado.
  • Profissionais da gestão pública: servidores estatutários e empregados públicos (CLT) de áreas como saúde, educação, segurança e meio ambiente, incluindo aqueles que ocupam funções de liderança.
  • Consultores de políticas públicas: profissionais de ONGs, fundações e organismos multilaterais que atuam em parceria com o poder público na formulação e implementação de políticas.
  • Profissionais do terceiro setor e empresas: organizações que se relacionam com o poder público como parceiros (concessões, PPPs), fornecedores, compradores ou entidades sujeitas à regulação governamental.

Guia do Curso

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Detalhes sobre a pós, as disciplinas, os professores e as aulas. E mais informações que vão guiar sua jornada rumo ao topo.

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As mentes mais brilhantes do universo dos negócios

Para você estar à frente, sempre.

Bruno Portela de Lima Fernandes

Bruno Portela de Lima Fernandes

Mestre em Administração, é professor associado da FDC e já atuou em diversas escolas de negócio do Brasil.
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Carlos Eduardo Boechat Muniz Filho

Carlos Eduardo Boechat Muniz Filho

Diretor de Tecnologia e Engenharia na Vale. Mestre em ContemporaryManagement of Organizations, com foco em Liderança e Estratégia pela FDC,.
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Catarina Rodrigues Del Papa

Catarina Rodrigues Del Papa

Especialista em mercado de capitais e ciências de consumo, atua em inovação e transformação digital.
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Denise Eler

Denise Eler

Mestre em Educação Tecnológica e pós-graduada em Gestão Estratégica da Informação.
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Flavia Rocha Figueiredo Neves

Flavia Rocha Figueiredo Neves

Atuou como consultora e treinadora organizacional nos Emirados Árabes Unidos, implementando diversos programas de desenvolvimento de competências gerenciais em ambiente multicultural.
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Georges Blanc

Georges Blanc

Foi Research Fellow na Harvard Business School.
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José Sarkis Arakelian

José Sarkis Arakelian

É doutor em Estratégias de Marketing e mestre em Administração Estratégica.
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Kenneth Charles Bardach

Kenneth Charles Bardach

Professor da FDC com vasta experiência em educação executiva e liderança global.
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Luciana Carvalho de Mesquita Ferreira

Luciana Carvalho de Mesquita Ferreira

Atuou como professora e pesquisadora em Aarhus (Dinamarca).
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Luciana Faluba Damázio

Luciana Faluba Damázio

É autora do livro Desafios da Gestão Estratégica em Serviços de Saúde.
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Mark Esposito

Mark Esposito

Um dos principais líderes globais da 4ª Revolução Industrial.
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Pedro Mandelli Filho

Pedro Mandelli Filho

É professor associado da Fundação Dom Cabral nas áreas de Modelos de Organização, Comportamento Organizacional e Liderança, Gestão de Mudanças e Gestão de Pessoas.
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Ricardo Almeida Abdala

Ricardo Almeida Abdala

Especialista em Administração da Qualidade, é professor convidado do MIT, palestrante e escritor. 
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Robert Wolcott

Robert Wolcott

Professor na Kellogg, é mestre e doutor em Engenharia Industrial e Ciência da Gestão.
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Rodrigo Mariath Zeidan

Rodrigo Mariath Zeidan

Professor da NYU Shanghai e colunista da Folha de S. Paulo.
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Disciplinas do curso 

Conteúdo que
prepara líderes para enfrentar os desafios do mercado. 

Líder de Si Mesmo
  • Antecipe tendências tecnológicas e econômicas para liderar transformações globais
  • Reflita sobre impactos humanos e éticos das mudanças no cenário atual
  • Desenvolva estratégias que integrem inovação, sustentabilidade e responsabilidade
  • Capacite-se para moldar organizações alinhadas aos desafios do futuro
  • Visão Sistêmica para Geração de Valor Sustentável
  • Compreenda como áreas funcionais se conectam para gerar valor em ambientes interdependentes
  • Identifique inter-relações entre processos, pessoas e estruturas organizacionais
  • Desenvolva uma visão sistêmica para alcançar resultados sustentáveis e competitivos
  • Aplique esse entendimento para fortalecer a execução estratégica na sua organização
  • Modelagem e Orquestração de Ecossistemas
  • Capacite-se para operar em ecossistemas de negócios com foco em inovação e colaboração
  • Projete e orquestre redes de valor alinhadas às tendências globais e à sustentabilidade
  • Desenvolva competências críticas para integrar empresas, tecnologias e pessoas
  • Implemente soluções inovadoras que gerem impacto social positivo e vantagem competitiva
  • Futurismo
  • Prepare-se para antecipar tendências tecnológicas e econômicas com uma visão estratégica
  • Reflita sobre o impacto humano e ético das transformações globais
  • Desenvolva estratégias que equilibrem inovação, sustentabilidade e responsabilidade
  • Capacite-se para moldar organizações que gerem valor social e atuem de forma ética diante dos desafios futuros
  • Marketing Estratégico e Proposta de Valor
  • Alinhe estratégias de marketing com a criação de propostas de valor sólidas para garantir vantagem competitiva
  • Entenda o marketing como ponte entre estratégia corporativa e valor percebido pelo cliente
  • Desenvolva propostas de valor que atendam às necessidades do consumidor e moldem o mercado
  • Aplique processos de segmentação, posicionamento e desenvolvimento de personas
  • Utilize frameworks como o Value Proposition Canvas e a teoria de Jobs to Be Done para inovar e competir eficazmente
  • Estratégia Empresarial e Implementação
  • Desenvolva estratégias que orientem sua organização em ambientes dinâmicos e competitivos
  • Implemente ações a partir de diretrizes estratégicas, transformando planejamento em resultados reais
  • Aplique ferramentas de análise estratégica para entender e lidar com os desafios da execução
  • Engaje sua equipe e alinhe sua organização com os métodos certos para garantir a execução bem-sucedida da estratégia
  • Utilize frameworks poderosos, como Balanced Scorecard (BSC), OKRs e mapas estratégicos para otimizar a gestão orientada a resultados
  • Estratégia Baseada em Dados
  • Desenvolva a capacidade de tomar decisões estratégicas fundamentadas em análise de dados, aproveitando a crescente disponibilidade de informações para guiar suas escolhas empresariais
  • Aplique técnicas de análise de dados para aprimorar a competitividade organizacional
  • Identifique oportunidades, melhorando processos e impulsionando o crescimento e a inovação
  • Finanças Empresariais e Decisões
  • Compreenda a dinâmica financeira das organizações para tomar decisões estratégicas que gerem valor e sustentabilidade
  • Interprete relatórios financeiros e avalie a performance com base em indicadores de rentabilidade e liquidez
  • Gerencie custos e aplique uma visão sistêmica para melhorar a performance organizacional
  • Entenda o impacto das decisões de investimento e utilize o EVA (Economic Value Added)
  • Integre práticas financeiras ao planejamento estratégico para garantir o sucesso e a longevidade da empresa
  • Pensamento Sistêmico e Problemas Complexos
  • Compreenda e aborde problemas complexos no ambiente de negócios a partir de uma perspectiva sistêmica
  • Identifique interconexões, interdependências e dinâmicas ocultas em sistemas empresariais, sociais e econômicos
  • Desenvolva habilidades para lidar com a ambiguidade, incerteza e causalidade não linear, preparando-se para tomar decisões estratégicas em cenários de alta complexidade
  • Liderança Adaptativa
  • Desenvolva habilidades eficazes para liderar em contextos disruptivos, com ênfase na adaptação de liderança a ambientes complexos e digitais
  • Crie um roteiro para a transformação adaptativa da liderança e das organizações
  • Inclua a aplicação de teorias e ferramentas modernas para gestão de equipes e processos de transformação digital
  • Liderança Além da Performance
  • Integre impacto social e responsabilidade ambiental aos indicadores de sucesso tradicionais
  • Capacite-se para tomar decisões que equilibrem resultados econômicos e sustentabilidade
  • Desenvolva habilidades para liderar com uma visão estratégica integrada, que promova tanto o desempenho empresarial no curto prazo quanto o impacto positivo no longo prazo
  • Grandes Desafios da Sociedade Contemporânea
  • Compreenda os principais desafios globais e locais que moldam a administração pública, como mudanças climáticas, tensões geopolíticas, desigualdades sociais, envelhecimento populacional, urbanização acelerada e crises sanitárias
  • Analise problemas públicos de natureza complexa e interdependente, que exigem respostas coletivas e sistêmicas
  • Desenvolva pensamento crítico e estratégico para avaliar como esses desafios impactam políticas e arranjos de governança
  • Proponha abordagens inovadoras e sustentáveis para lidar com incertezas e transformações constantes
  • Governança Pública Colaborativa
  • Entenda os arranjos multi e pluri-institucionais que estruturam a gestão pública em rede
  • Analise problemas públicos complexos em contextos de pluralismo institucional, estado em rede e sociedade em rede
  • Desenvolva competências para estruturar parcerias público-público, público-privado e com OSCs orientadas à geração de valor público
  • Explore elementos essenciais da colaboração: engajamento, confiança, liderança e capacidade de influência
  • Avalie a maturidade colaborativa das redes e implemente melhorias em processos de governança
  • Políticas Públicas
  • Compreenda o ciclo completo das políticas públicas: agenda, formulação, implementação e avaliação
  • Analise problemas públicos, atores, instituições e fatores que influenciam a efetividade das políticas
  • Desenvolva habilidades para utilizar evidências científicas, participação social e coordenação intersetorial na tomada de decisão
  • Aprenda a desenhar, implementar e avaliar intervenções públicas efetivas em diferentes contextos institucionais
  • Dimensão Econômica da Administração Pública
  • Explore princípios da economia do setor público, incluindo finanças públicas, política fiscal, orçamento e gestão orçamentária
  • Compreenda os mecanismos de financiamento de atividades governamentais, parcerias público-privadas e federalismo fiscal
  • Avalie a eficiência, equidade e sustentabilidade das finanças públicas em políticas e programas
  • Analise desafios contemporâneos como endividamento, investimentos em infraestrutura e qualidade do gasto público
  • Promova práticas de transparência fiscal, prestação de contas e gestão econômica responsável
  • Dimensão Jurídica da Administração Pública
  • Estude os fundamentos do direito administrativo e sua aplicação prática na gestão pública
  • Compreenda princípios constitucionais como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência
  • Analise organização administrativa, atos, contratos, serviços públicos e responsabilidade do Estado
  • Desenvolva competências para lidar com segurança jurídica, participação e controle social
  • Atue de forma crítica para garantir legalidade, transparência e accountability na administração pública
  • Gestão Estratégica de Organizações Públicas
  • Compreenda modelos abrangentes de formulação, implementação e avaliação de estratégias em arranjos de governança pública
  • Defina identidade organizacional, propósito, objetivos, metas, indicadores e iniciativas
  • Analise contextos, problemas públicos e stakeholders para alinhar estratégia e desempenho institucional
  • Aborde falhas de desempenho e explore alavancas de implementação como alinhamento, engajamento e pactuação
  • Monitore e avalie resultados para gerar valor público e fortalecer a entrega de serviços e políticas
  • Governo Digital
  • Estude os fundamentos do governo eletrônico e os impactos da transformação digital no setor público
  • Explore estratégias e ferramentas digitais aplicadas a serviços públicos, interoperabilidade e dados abertos
  • Analise desafios de segurança cibernética, proteção de dados, inclusão digital e mudança cultural
  • Avalie o uso de tecnologias emergentes como inteligência artificial, blockchain e internet das coisas
  • Desenvolva competências para planejar, implementar e liderar iniciativas de governo digital
  • Organização Governamental e Transformação no Setor Público
  • Analise tipos organizacionais e estruturas macro e micro da administração pública
  • Compreenda fundamentos jurídicos e opções de modelagem organizacional
  • Estude conceitos e casos de transformação institucional que integram dimensões estratégicas, estruturais, de pessoas, processos e tecnologia
  • Avalie criticamente a pertinência e adequação de modelos existentes e proponha alternativas
  • Desenvolva competências para liderar processos estruturados de mudança organizacional
  • Estratégia e Negócios
    26%
    Abrangem planejamento de longo prazo, definição de modelos de negócio, análise de mercado e decisões orientadas para crescimento e posicionamento organizacional
    Pessoas e Cultura
    16%
    Foco em desenvolvimento humano, liderança, gestão de equipes e construção de uma cultura organizacional sólida, inclusiva e alinhada a valores empresariais.
    Gestão e Operações
    11%
    Voltadas à otimização de processos, gestão de projetos, logística e execução eficiente de rotinas operacionais para o alcance de objetivos estratégicos.
    Tecnologia e Inovação
    11%
    Incluem transformação digital, análise de dados, inteligência artificial e uso de tecnologias emergentes para criar soluções inovadoras e ampliar a competitividade.
    Finanças e Contabilidade
    5%
    Abordam gestão de recursos financeiros, análise de investimentos, práticas contábeis e sustentabilidade econômica para garantir solidez empresarial.
    Marketing e Vendas
    32%
    Exploram construção de marca, comunicação com clientes e estratégias de marketing e vendas para gerar demanda, receita e relacionamento com o mercado.
    Pessoas e Cultura
    32%
    Foco em desenvolvimento humano, liderança, gestão de equipes e construção de uma cultura organizacional sólida, inclusiva e alinhada a valores empresariais.
    Estratégia e Negócios
    21%
    Abrangem planejamento de longo prazo, definição de modelos de negócio, análise de mercado e decisões orientadas para crescimento e posicionamento organizacional
    Tecnologia e Inovação
    21%
    Incluem transformação digital, análise de dados, inteligência artificial e uso de tecnologias emergentes para criar soluções inovadoras e ampliar a competitividade.
    Gestão e Operações
    16%
    Voltadas à otimização de processos, gestão de projetos, logística e execução eficiente de rotinas operacionais para o alcance de objetivos estratégicos.
    Finanças e Contabilidade
    5%
    Abordam gestão de recursos financeiros, análise de investimentos, práticas contábeis e sustentabilidade econômica para garantir solidez empresarial.
    Marketing e Vendas
    5%
    Exploram construção de marca, comunicação com clientes e estratégias de marketing e vendas para gerar demanda, receita e relacionamento com o mercado.
    Estratégia e Negócios
    58%
    Abrangem planejamento de longo prazo, definição de modelos de negócio, análise de mercado e decisões orientadas para crescimento e posicionamento organizacional
    Pessoas e Cultura
    16%
    Foco em desenvolvimento humano, liderança, gestão de equipes e construção de uma cultura organizacional sólida, inclusiva e alinhada a valores empresariais.
    Gestão e Operações
    11%
    Voltadas à otimização de processos, gestão de projetos, logística e execução eficiente de rotinas operacionais para o alcance de objetivos estratégicos.
    Tecnologia e Inovação
    5%
    Incluem transformação digital, análise de dados, inteligência artificial e uso de tecnologias emergentes para criar soluções inovadoras e ampliar a competitividade.
    Finanças e Contabilidade
    5%
    Abordam gestão de recursos financeiros, análise de investimentos, práticas contábeis e sustentabilidade econômica para garantir solidez empresarial.
    Marketing e Vendas
    5%
    Exploram construção de marca, comunicação com clientes e estratégias de marketing e vendas para gerar demanda, receita e relacionamento com o mercado.
    Estratégia e Negócios
    32%
    Abrangem planejamento de longo prazo, definição de modelos de negócio, análise de mercado e decisões orientadas para crescimento e posicionamento organizacional
    Tecnologia e Inovação
    21%
    Incluem transformação digital, análise de dados, inteligência artificial e uso de tecnologias emergentes para criar soluções inovadoras e ampliar a competitividade.
    Pessoas e Cultura
    21%
    Foco em desenvolvimento humano, liderança, gestão de equipes e construção de uma cultura organizacional sólida, inclusiva e alinhada a valores empresariais.
    Gestão e Operações
    16%
    Voltadas à otimização de processos, gestão de projetos, logística e execução eficiente de rotinas operacionais para o alcance de objetivos estratégicos.
    Finanças e Contabilidade
    5%
    Abordam gestão de recursos financeiros, análise de investimentos, práticas contábeis e sustentabilidade econômica para garantir solidez empresarial.
    Marketing e Vendas
    5%
    Exploram construção de marca, comunicação com clientes e estratégias de marketing e vendas para gerar demanda, receita e relacionamento com o mercado.
    Pessoas e Cultura
    47%
    Foco em desenvolvimento humano, liderança, gestão de equipes e construção de uma cultura organizacional sólida, inclusiva e alinhada a valores empresariais.
    Estratégia e Negócios
    21%
    Abrangem planejamento de longo prazo, definição de modelos de negócio, análise de mercado e decisões orientadas para crescimento e posicionamento organizacional
    Gestão e Operações
    11%
    Voltadas à otimização de processos, gestão de projetos, logística e execução eficiente de rotinas operacionais para o alcance de objetivos estratégicos.
    Tecnologia e Inovação
    11%
    Incluem transformação digital, análise de dados, inteligência artificial e uso de tecnologias emergentes para criar soluções inovadoras e ampliar a competitividade.
    Finanças e Contabilidade
    5%
    Abordam gestão de recursos financeiros, análise de investimentos, práticas contábeis e sustentabilidade econômica para garantir solidez empresarial.
    Marketing e Vendas
    5%
    Exploram construção de marca, comunicação com clientes e estratégias de marketing e vendas para gerar demanda, receita e relacionamento com o mercado.
    Tecnologia e Inovação
    36%
    Incluem transformação digital, análise de dados, inteligência artificial e uso de tecnologias emergentes para criar soluções inovadoras e ampliar a competitividade.
    Estratégia e Negócios
    24%
    Abrangem planejamento de longo prazo, definição de modelos de negócio, análise de mercado e decisões orientadas para crescimento e posicionamento organizacional
    Gestão e Operações
    16%
    Voltadas à otimização de processos, gestão de projetos, logística e execução eficiente de rotinas operacionais para o alcance de objetivos estratégicos.
    Pessoas e Cultura
    12%
    Foco em desenvolvimento humano, liderança, gestão de equipes e construção de uma cultura organizacional sólida, inclusiva e alinhada a valores empresariais.
    Marketing e Vendas
    8%
    Exploram construção de marca, comunicação com clientes e estratégias de marketing e vendas para gerar demanda, receita e relacionamento com o mercado.
    Finanças e Contabilidade
    4%
    Abordam gestão de recursos financeiros, análise de investimentos, práticas contábeis e sustentabilidade econômica para garantir solidez empresarial.
    Estratégia e Negócios
    35%
    Abrangem planejamento de longo prazo, definição de modelos de negócio, análise de mercado e decisões orientadas para crescimento e posicionamento organizacional
    Pessoas e Cultura
    10%
    Foco em desenvolvimento humano, liderança, gestão de equipes e construção de uma cultura organizacional sólida, inclusiva e alinhada a valores empresariais.
    Gestão e Operações
    7%
    Voltadas à otimização de processos, gestão de projetos, logística e execução eficiente de rotinas operacionais para o alcance de objetivos estratégicos.
    Tecnologia e Inovação
    6%
    Incluem transformação digital, análise de dados, inteligência artificial e uso de tecnologias emergentes para criar soluções inovadoras e ampliar a competitividade.
    Finanças e Contabilidade
    5%
    Abordam gestão de recursos financeiros, análise de investimentos, práticas contábeis e sustentabilidade econômica para garantir solidez empresarial.
    Marketing e Vendas
    3%
    Exploram construção de marca, comunicação com clientes e estratégias de marketing e vendas para gerar demanda, receita e relacionamento com o mercado.
    O conhecimento que leva você ao topo.

    Conheça os diferenciais do curso:

    Formação renomada no mercado

    Formação renomada no mercado

    Com a expertise da única escola de negócios brasileira entre as 10 melhores do mundo*.
    Grandes lideranças e referências do mercado

    Grandes lideranças e referências do mercado

    Masterclasses com professores e executivos experientes no setor de gestão pública do Brasil e do mundo.
    Networking com grandes estrategistas

    Networking com grandes estrategistas

    Acesso a líderes do setor e executivos de segmentos correlatos que estão moldando o futuro da sociedade.
    Visão de transformação do setor público

    Visão de transformação do setor público

    Capacitação para enfrentar desafios complexos e propor soluções inovadoras, fortalecendo instituições e gerando impacto real nas políticas públicas.
    Atualização sobre inovação e governo digital

    Atualização sobre inovação e governo digital

    Conteúdos que abordam as principais tendências tecnológicas e digitais, preparando você para liderar a modernização da gestão pública.
    Prepare-se para o futuro com a excelência FDC

    Conecte-se com as mentes mais brilhantes em uma das 10 melhores escolas de negócios do mundo. *

    Torne-se participante da FDC Pós Online. 

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    Qual a duração do curso?
    Os cursos compreendem 360 horas e vigência aproximada de 12 meses.