6 teorias de liderança que todo profissional precisa conhecer

2 de abril de 2025

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    Ser uma boa liderança faz toda a diferença na sua carreira, independentemente da área.


    Os perfis desses gestores e profissionais já foram estudados por cientistas, resultando nas chamadas “teorias de liderança”, conhecimentos específicos sobre o tema, com vertentes variadas.


    Você já ouviu falar sobre elas? 


    Aqui vamos te contar sobre as 6 teorias de liderança que todo profissional precisa conhecer e como elas ajudam no desenvolvimento pessoal. 

    Teoria dos Estilos de Liderança 

    Idealizada nos anos 1930 pelo psicólogo Kurt Lewin, a Teoria dos Estilos de Liderança aponta os 3 principais estilos dessa ação: 


    1. Líder Autocrático
    2. Líder Democrático
    3. Líder Liberal (ou Laissez-Faire) 

    O Líder Autocrático 

    O Líder Autocrático diz respeito a um profissional capaz de tomar decisões rápidas, embasando-se nas suas experiências e conhecimentos técnicos.


    As decisões não permitem opiniões, são unilaterais, com processo centralizado e discurso imperativo. Pode gerar resultados bons e ruins com esse comportamento. 


    Em procedimentos técnicos, em que o líder tem maior capacidade para demandar da equipe a realização de tarefas, esse tipo de liderança é mais comum e com bons resultados, sendo o líder autocrático capaz de gerir equipes com execução normativa de prazos e de segurança. 


    Esse perfil mais direcionador é exigido também na gestão de times juniores ou inexperientes. 


    Contudo, empresas com maior exigência de criatividade e desenvolvimento da equipe apresentam resultados ruins com líderes autoritários. 


    Percebe-se uma defasagem no engajamento, na inovação e na criatividade, visto a considerável diminuição de relações de troca (como diálogo e experimentações) entre líder e equipe, além de somente o gestor se envolver nas decisões, não sendo mais uma ideia de conjunto.

    O Líder Democrático 

    Diferente do perfil anterior, este gestor levará as decisões para serem pensadas em equipe, dando voz a todos no grupo, mas sem perder sua posição de porta-voz do time. 


    Conforme Lewin, o perfil Democrático é eficiente para equipes criativas e inovadoras, vistas as características de abertura, incentivo a trocas de ideias e ao feedback. 


    Cria-se um ambiente de confiança para brainstorm, por exemplo, e para arriscar novos planos.


    O lado negativo desse perfil é a demora na tomada de decisão, podendo afetar a performance do time. 

    O Líder Liberal

    Último, mas não menos importante, o perfil de Líder Liberal ou Laissez-Faire (deixe fazer) é conhecido como de “delegador”. 


    O líder não interfere no processo e deixa com que cada pessoa tome uma decisão e iniciativa, dando autonomia total ao indivíduo na equipe. 


    Dá certo quando todos ali entendem sua função e qual caminho devem seguir, prezando pela harmonia para alcançar o objetivo.


    Muitas empresas agem assim com seus setores, dando autonomia para que cada um tenha seu próprio planejamento e sua gestão de custo. 


    Contudo, atenção: é preciso foco! Se as equipes destoam dessa “vibe” de saber seu lugar e seu caminho, esse perfil de liderança pode deixar a desejar, sobretudo se estivermos falando de equipes menores, como startups. 

    Teoria da Grade Gerencial

    Também conhecida como Grid Gerencial, é uma ideia criada por Robert R. Blake e Jane S. Mouton.


    Consiste num conjunto grande de teorias sobre estilos de liderança, sendo que um líder pode usar várias formas e habilidades para trabalhar com sua equipe e atingir resultados ascendentes. 


    A partir de um gráfico numerado de 1 a 9, analisam-se dois eixos: a relação do líder com o time e se a estrutura da empresa coopera nas ações diárias necessárias. 


    A partir da combinação desses dois índices, cria-se o modelo de liderança baseado em dois comportamentos, um focado para pessoas e outro para tarefas.


    Neste modelo de gráfico que citamos, podemos encontrar 81 estilos de liderança!


    Segundo os índices, um líder pode ser: 


    • Líder 1,1 ou Pobre/ negligente: líder pouco focado nos dois eixos: tarefas e pessoas. Liderança quase ou totalmente ineficiente, é quase inexistente uma liderança eficiente. 
    • Líder 9,1 ou líder autocrático: muito focado em tarefas e pouco em pessoas; 
    • Líder 5,5 ou líder meio-termo: líder equilibrado em ambos os eixos; 
    • Líder 1,9 ou country club: líder preocupado em criar um ambiente de trabalho semelhante ao de um clube, como sugere o nome. Foca muito nas pessoas e pouco nas tarefas; 
    • Líder 9.9 ou líder de equipe: líder ideal, com foco total nas tarefas e nas pessoas. Muito eficaz nas empresas, apresentando ótimos resultados e articulando um ambiente de trabalho saudável. 

    Teoria da Escolha dos Padrões de Liderança 

    Também chamada de Teoria da Liderança Comportamental, foca em como os líderes se comportam e como essas características podem ser copiadas por outros líderes. 


    Acredita que os líderes não nascem bem-sucedidos, mas lapidam isso e transformam-se nesse perfil, sobretudo aprendendo com o que veem. 


    Os padrões de comportamento são chamados de “estilos de liderança” nesta teoria. 

    Teoria Situacional da Liderança 

    O líder identifica qual dos fatores situacionais é mais importante e prevê o estilo de liderança que é mais eficaz nesse momento. 


    O princípio desta teoria consiste que a eficácia do líder é atrelada a sua capacidade responsiva e de ajuste nas situações, uma adaptação saudável. 


    Defende-se que as características podem ser aperfeiçoadas com o passar do tempo e que há pessoas com maior facilidade para exercer posição de liderança. 

    Teoria do Caminho/Objetivo 

    Desenvolvida por Robert House, foca em como os líderes devem auxiliar a equipe a encontrar o caminho para atingir as metas propostas, esclarecendo quais são estes caminhos, quais são os mais viáveis, reduzir o número de empecilhos e armadilhas e aumentar a oportunidade dessas pessoas no time. 


    É uma teoria que interliga o relacionamento entre o estilo do líder, as características do grupo e o conjunto de tarefas. 


    O líder precisa escolher entre 4 estilos de liderança para agir nas situações. São eles: 


    1. Estilo Diretivo: estabelece diretrizes sobre padrões e comunica expectativas;
    2. Estilo de Apoio: demonstra preocupação com o bem-estar dos membros da equipe e desenvolve relacionamentos mutuamente satisfatórios;
    3. Estilo Participativo: solicita sugestões do grupo para tomadas de decisões e as leva em consideração;
    4. Estilo Orientado pela Realização: estabelece metas desafiadoras, promove a melhoria do trabalho, cria expectativas altas e espera que as pessoas da equipe assumam responsabilidades. 

    Teoria Transacional e Transformadora de Liderança

    Um líder transacional é focado em metas, cumprimento de objetivos e não dá muita atenção ao ambiente de trabalho, satisfação e opinião de sua equipe. 


    É uma prática mais antiga, colocada em instituições que dão menos liberdade aos funcionários. Costuma-se dizer que é uma postura mais de chefe, não de líder.


    A equipe não tem tanta abertura para falar com o gestor. 


    Já a liderança transformacional é a que o líder se preocupa com o ambiente de trabalho, com o que a equipe pensa, focando no crescimento do time, não apenas nos resultados. 


    Além disso, esse líder sabe que um ambiente de trabalho saudável é combustível para atingir metas com maior facilidade.


    As pessoas sentem maior abertura para falar com o gestor e maior confiança também. 

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