Ainda não sabe qual o seu estilo de gestão? Conheça a liderança situacional

4 de abril de 2025

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    Liderar uma equipe e coordenar as atividades de uma área é o sonho de muitos profissionais. Mas, ao chegar em uma posição de liderança é comum ficar um pouco perdido: que tipo de líder eu sou?

     

    Muitas pessoas não sabem, mas existem diversas formas de liderar — e cada modelo leva em conta diferentes fatores para guiar suas ações. 


    Neste artigo, falaremos sobre a liderança situacional , que busca adequar a gestão às diversas situações e perfis de colaboradores que se encontram no mercado de trabalho. 


    Continue neste artigo e descubra se esse é o tipo de liderança ideal para você!

    O que é liderança situacional?

    Como o nome sugere, a liderança situacional é um perfil de gestão em que o líder se adapta às situações. 


    Ou seja, é um estilo de liderança em que o gestor define seu comportamento com base na maturidade do liderado e nas situações encontradas no dia a dia do time. 


    Essa teoria foi desenvolvida em 1969 por Paul Hersey e Ken Blanchard. Ela argumenta que os líderes devem ajustar a maneira como lideram suas equipes considerando dois fatores:


    1. A maturidade dos profissional, compreendendo o quão competente e/ou desenvolvida uma pessoa ou equipe é para determinada tarefa; 
    2. Os detalhes e especificidades da tarefa, entendendo o que aquela tarefa exige do seu time e o tipo de apoio que o líder precisará oferecer.


    A ideia é que o líder seja flexível, orientando sua gestão com base nos diferentes cenários que podem surgir no dia a dia da equipe. 


    Dessa forma, é possível obter os melhores resultados do time e realizar um trabalho de sucesso.

    Os estilos de liderança situacional 

    No dia a dia, os líderes podem se deparar com diferentes tipos de situação e perfil profissional. Para cada um deles, é possível aplicar um estilo de liderança situacional. A seguir, trazemos detalhes sobre eles:

    E1 – Direção

    Esse é o estilo de gestão em que os subordinados possuem a menor autonomia. Nesse caso, o líder deve ensinar à equipe tudo o que deve ou não fazer, além de como realizar as atividades. 


    É comum que estilo de gestão seja aplicada para estagiários e profissionais de nível júnior. 


    As tarefas são supervisionadas ao longo de sua realização até que os profissionais possuam maior capacidade para fazê-las de forma mais autônoma. 

    E2 – Orientação/Treinamento

    Nesse caso, o líder deve oferecer uma supervisão constante, orientando as atividades do seu colaborador, mas também aceitando sugestões e fornecendo algum grau de autonomia para que ele se desenvolva. 


    O principal papel do líder é treinar seu subordinado, compartilhando conhecimento quando o colaborador necessita de ajuda.

    E3 – Apoio

    Nesse estilo de liderança, a supervisão do líder é muito menor. 


    Seu papel é facilitar o trabalho e incentivar os profissionais da equipe. Ele deve apoiar a análise de diferentes ideias e perspectivas, de modo a enriquecer os processos de forma colaborativa.


    Ou seja, o líder presta apoio, porém supervisiona pouco porque os colaboradores já têm maturidade para realizar as atividades por conta própria. 

    E4 – Autonomia/Delegação

    Como o próprio nome deixa claro, o papel do líder aqui é muito menor na tomada de decisões e realização das atividades. 


    Nesse caso, a equipe deve ser autônoma para tomar a maior parte das decisões. Logo, também é a equipe que assume a responsabilidade pelas consequências. 


    O líder, por sua vez, fica responsável por delegar responsabilidades e manter a organização do trabalho e processos. 


    Se você chegou até aqui, deve estar se perguntando: mas quando aplicar cada estilo de liderança? Isso depende do  nível de maturidade  da equipe, que veremos no tópico a seguir. 

    Os estágios de maturidade da equipe 

    Existem quatro tipos de liderança situacional, certo? Para saber quando aplicar cada uma delas, o principal fator que deve ser levado em conta é a maturidade dos profissionais. 


    Quando falamos sobre o nível de maturidade de uma equipe, estamos nos referindo ao seu nível de capacitação — ou seja, de competência para realizar as atividades com maior ou menor autonomia. 


    Sendo assim, podemos classificar a maturidade em 4 níveis:

    P1 – baixa vontade e baixa capacidade

    Os profissionais desse grupo não possuem conhecimento e habilidades suficientes para concluir a tarefa de forma autônoma. Isso pode ocorrer porque são novos ou porque não se sentem preparados e motivados para tomar decisões por conta própria.

    P2 – alta vontade e baixa capacidade 

    São profissionais que possuem alguma experiência e mais habilidades, e por isso estão também mais motivados. Entretanto, ainda é necessário apoio na realização das tarefas.

    P3 – baixa vontade e alta capacidade

    Os profissionais desse grupo possuem as habilidades necessárias para realizar o trabalho com autonomia. Entretanto, eles não se sentem dispostos (motivados) para assumir responsabilidades.

    P4 – alta vontade e alta capacidade 

    São profissionais capacitados e motivados o suficiente para realizar todo o trabalho com autonomia.

    O mapa da liderança situacional 

    Para saber qual estilo de liderança utilizar em cada nível de maturidade de equipe, você pode utilizar o mapa da liderança situacional – também conhecido como o modelo de Hersey-Blanchard. Confira:

    mapa de liderança situacional

    Observando o diagrama, podemos concluir que o estilo de liderança E1 é mais adequado para a maturidade P1, o estilo de liderança E2 é mais adequado para a maturidade P2, e assim por diante. Sendo assim, quanto mais capacitada e motivada for a equipe, menos diretivo o líder precisa ser. Faz sentido, não é mesmo?

    Como saber qual o meu estilo de liderança? 

    Para saber qual seu estilo de liderança, o primeiro passo é entender os seus valores profissionais e os da empresa em que você trabalha. Sua gestão deve estar alinhada com aquilo que você acredita e com o que a empresa espera de você. 


    Depois disso, é fundamental que você conheça a sua equipe. Entenda as suas habilidades , perfil profissional, nível de conhecimento e também ambições de carreira. Isso é essencial para guiar seus colaboradores de forma adequada e ajudar no seu desenvolvimento. 


    Converse também com o setor de Recursos Humanos da sua empresa. Eles certamente podem ajudar nesse processo. Boa jornada!

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