Como chegar ao topo com a gestão de carreira

20 de janeiro de 2025

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit

Acompanhe

    O quão responsável você se sente sobre a sua carreira neste momento? 


    Fazer uma boa gestão de carreira é um dos grandes desafios do mercado de trabalho e do mundo corporativo. 


    Cada vez mais profissionais entendem que a responsabilidade pelo crescimento e desenvolvimento está em suas mãos. Mas como fazer isso, na prática? 


    Acompanhe e entenda como levar sua carreira para o próximo nível. 

    A diferença entre gestão de carreira e plano de carreira 

    O plano de carreira é uma sequência estruturada de cargos e posições que o profissional almeja alcançar ao longo do tempo. Ele foca em objetivos específicos, como promoções e conquistas financeiras. É o caminho que aquele profissional deseja seguir em sua trajetória. 

    Já a gestão de carreira é um processo dinâmico e mais abrangente. Envolve reflexão, planejamento e tomada de ações para alinhar os interesses pessoais e profissionais com as oportunidades do mercado. 

    Também permite adaptação aos desafios que todo trabalhador encontra no mercado. Não é sobre seguir um caminho pré-determinado sem questioná-lo, mas gerir sua carreira para ter uma visão de longo prazo e maior controle sobre o futuro profissional. 

    A relação entre planejamento de carreira, gestão de carreira e desenvolvimento de carreira 

    Os três conceitos estão relacionados com a sua carreira, mas de maneiras diferentes. Eles se complementam e devem andar juntos quando se pensa em uma gestão de carreira de sucesso. 

    • Planejamento de carreira: refere-se aos objetivos, interesses e metas. Aonde o profissional quer chegar, seja seguindo um plano de carreira institucional ou não. 
    • Gestão de carreira: é a execução do plano, considerando o que é necessário fazer para trilhar aquele caminho. É dinâmica, uma vez que precisa ser sempre repensada e alinhada. 
    • Desenvolvimento de carreira: refere-se ao aprendizado e aquisição de habilidades necessárias para atingir os objetivos definidos nos pontos acima. Pode incluir cursos, experiências no trabalho e até feedbacks recebidos.

    Ou seja, tudo isso está relacionado e faz parte da busca pela trajetória que você deseja construir. Porém, cada uma dessas ferramentas tem uma finalidade. 


    Você já tirou um tempo para definir os próximos passos da sua carreira? 


    Sem dúvidas, entender esses três conceitos e tê-los bem definidos é essencial nessa jornada. Compreenda, estude e tire um tempo para refletir sobre isso! 

    O papel do indivíduo e da organização na gestão de carreira

    Tanto o profissional quanto a organização possuem responsabilidades na gestão de carreira. 


    No entanto, o protagonismo do indivíduo tem se destacado no mercado contemporâneo, considerando as mudanças cada vez mais ágeis dos ambientes corporativos. 


    Quando pensamos no papel do indivíduo, estamos falando de: 

    • Autoconhecimento: reconhecer pontos fortes e de melhoria, valores e motivações. Saber para onde quer ir;
    • Proatividade: buscar oportunidades de aprendizado, redes de contatos e ter experiências que enriqueçam o portfólio profissional;
    • Flexibilidade: estar disposto a adaptar objetivos e traçar novos caminhos conforme o mercado e as preferências pessoais evoluem; 
    • Investimento em aprimoramento: cursar uma pós-graduação é uma das maneiras mais eficazes de adquirir novas habilidades e se destacar no mercado. 

    Falando da organização, entende-se que o papel dela é: 

    • Fornecer treinamentos e programas de desenvolvimento;
    • Estruturar trajetórias claras que incentivem os colaboradores; 
    • Oferecer avaliações regulares e suporte para aprimorar a performance dos colaboradores;
    • Criar um ambiente que estimule inovação e crescimento. 

    Como é possível notar, apesar do suporte oferecido pela organização, a responsabilidade final pela gestão de carreira e seu sucesso está no indivíduo. 


    Isso porque um profissional preparado para o mercado, de verdade, vai além do nome da empresa e consegue contribuir em diferentes frentes com resultados positivos. 


    As organizações podem e devem desempenhar um papel de suporte, mas a verdadeira responsabilidade recai sobre o indivíduo. Investir em autogestão, educação continuada e relações profissionais bem estruturadas são os pilares para um futuro profissional de sucesso. 

    5 ferramentas de gestão de carreira

    Existem diversas ferramentas e métodos que podem auxiliar profissionais na gestão de suas carreiras. 

    Análise de Mercado 

    Realizar pesquisas frequentes sobre as tendências do mercado e habilidades em alta garante que o profissional esteja preparado para atender às demandas futuras. 


    Por isso a importância de sempre se informar sobre sua área: consuma conteúdos sobre gestão, leia notícias, ouça podcasts, acompanhe newsletters, participe de eventos. 


    O LinkedIn é um ótimo lugar para começar a sua análise! 

    Mapeamento de competências 

    Avaliar as suas competências atuais e identificar lacunas permite criar um plano para o desenvolvimento de habilidades necessárias ao crescimento profissional. 


    Com isso, você conquista autoconhecimento para definir seus próximos passos e ter uma gestão de carreira mais aderente com os objetivos futuros. 


    Um ótimo método para fazer isso são as âncoras de carreira

    Reuniões 1:1

    Um dos melhores espaços para mapear e entender pontos fracos e fortes é justamente o 1:1 com gestores e superiores. 


    Essa é uma ferramenta essencial no mercado corporativo, que pode ajudar você a construir um planejamento e uma gestão de carreira muito mais assertiva. 


    Prepare-se para os seus 1:1, participe ativamente e construa um ambiente seguro e transparente para discussões mais profundas sobre carreira. 

    Plano de desenvolvimento individual (PDI) 

    Usado para planejar e estruturar o crescimento profissional de forma mais personalizada, ou seja, leva em conta desejos e pontos fortes do profissional. 


    É composto por um conjunto de metas e ações específicas voltadas para o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimentos necessários para atingir objetivos de curto, médio e longo prazo na carreira. 

    Pós-graduação e cursos de especialização 

    Investir em educação continuada, como uma pós-graduação, é uma estratégia mais do que comprovada para quem deseja avançar na carreira. 


    Esses cursos, mais específicos e focados, ampliam o conhecimento, facilitam o networking e abrem portas para novas oportunidades. 


    Modalidades como a FDC Pós Online permitem flexibilidade e acesso a professores internacionais, oferecendo uma experiência enriquecedora e de alta qualidade para o desenvolvimento de carreira. 


    A gestão de carreira é um processo contínuo que exige planejamento, proatividade e aprendizado constante.


    Qual é a próxima etapa da sua gestão de carreira? 


    Comece hoje mesmo a planejar e gerir sua carreira para garantir um futuro repleto de realizações!

    Por

    Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

    12345
    A book titled grandes vencedores e grandes perdedores is on a table next to a cell phone.

    Assine a  News da FDC Pós Online para alçar voos ainda mais altos


    Receba conteúdos sobre:


    • tendências de mercado
    • formas de escalar sua carreira
    • cursos para se manter competitivo.
    Inscreva-se

    Conteúdo Relacionado